reino-unido (2)

EN

brasil (2)

PT

reino-unido (2)

EN

Nosso modelo de negócios, pautado no Zero Desperdício e na economia circular, faz da macaúba uma protagonista.

Macaúba, Desperdício Zero, Economia Circular

Compartilhe

Macaúba em Foco: Sustentável, Zero Desperdício e Economia Circular.

A macaúba é uma árvore da biodiversidade brasileira explorada comercialmente pela S.Oleum – empresa voltada à produção de matérias-primas sustentáveis, em larga escada e com pegada de carbono negativo. A espécie produz um fruto com o mesmo nome que é fonte de matéria-prima para abastecer diversos polos industriais.

O modelo de negócios da S.Oleum é impulsionado pelo conceito de Zero Desperdício, fundamentado na economia circular, sendo que a macaúba se encaixa perfeitamente nesse cenário. Da macaúba tudo se aproveita! Do fruto é possível extrair óleos, gorduras, fibras e biomassas que atendem às diversas necessidades das cadeias de suprimentos essenciais.

Os óleos extraídos da polpa e da amêndoa poderão ser utilizados pelas indústrias de energia, alimentos e cosméticos através de produtos como biocombustíveis avançados, hidrogênio renovável e o combustível para aviação Sustainable Aviation Fuel (SAF) ou bioquerosene. De acordo com estudos realizados há mais de 10 anos pelo Laboratório de Ensaios de Combustíveis (LEC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenado pela professora Vânya Márcia Duarte Pasa, a macaúba tem se mostrado uma ótima fonte de matéria-prima para a produção de biocombustíveis.

Mas, não para por aí, dos óleos dos frutos podemos produzir gorduras especiais sustentáveis para uso em alimentos e cosméticos.  Além disso, os nossos óleos podem ser matéria-prima base para químicos verdes como bio-lubrificantes, bio-solventes e surfactantes renováveis. As fibras da macaúba também desempenham um papel vital, proporcionando alimentos para a indústria pet e alimentos funcionais, tal como o isolado proteico, fruto dos estudos e das pesquisas realizadas pelo professor Frederico Barros, do Departamento de Tecnologia dos Alimentos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em parceria com a S.Oleum o qual resultou no registro de sua patente.

Recentemente, foi registrada a patente para a produção de etanol a partir de frações hemicelulósica e amiláceas de biomassa de oleaginosa, patente essa também fruto de anos de estudo e dedicação da equipe do Professor Daniel Bonato, em especial a Raquel Valinhas e Valinhas, bióloga e doutoranda em biologia pela UFSJ em parceria com as universidades Universidade Federal de São João del Rei; Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri e Universidade Federal de Viçosa e da S.Oleum.

A biomassa é outro subproduto da macaúba que ganha destaque no cenário global por ser uma importante fonte de matéria-prima para a produção de hidrogênio renovável, que podem ser isolados por eletrólise da água ou pela reestruturação dos gases sintetizados através da conversão de biomassa.

Além de todos esses produtos que podem ser derivados da macaúba, a S.Oleum extrai o maior potencial da macaúba em um processo circular, onde os subprodutos serão gerados e parte desses subprodutos irão retornar para as agroflorestas em forma de bioinsumos, biochar, biofertilizantes ou até em forma de combustível verde para abastecer as frotas da indústria e floresta.

Essa abordagem circular só é possível com uma gestão eficaz e tecnologia de ponta, dois elementos essenciais que fazem parte da S.Oleum. Estamos comprometidos não apenas com a sustentabilidade, mas, também com o constante investimento em pesquisa e desenvolvimento para impulsionar o desenvolvimento da cadeia de produção da macaúba.

Junte-se a nós nessa jornada de inovação e sustentabilidade!

#macaúba #zerodesperdício #sustentabilidade #bioeconomia #circularidade #S.Oleum #macaúbaseed

Veja mais

Why macaúba? Reforestation and restoration of degraded land
Macaúba.

Why Macaúba?

Reforestation and Restoration of Degraded Land In the current scenario, marked by the global commitment to reducing greenhouse gas emissions (GHG), the search for renewable

Leia Mais »